Maio Amarelo | 2014 – Atenção Pela Vida
16913
page-template-default,page,page-id-16913,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-13.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

ATENÇÃO PELA VIDA

O MOVIMENTO EM 2014

A preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito, a incessante busca em programas, projetos, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos e com isso reduzir o gigantesco número de mortos e feridos pelas ruas de todo país fez com que, muitas entidades já envolvidas com essa causa, convergissem seus esforços para uma mobilização que atingiu níveis de abrangência inéditos no país. Nasceu em 2014, o Movimento MAIO AMARELO.

 

E foi assim, a partir de uma pequena iniciativa, que o MAIO AMARELO foi para as ruas e de forma surpreendente, foi acolhido por todos de norte a sul do país.

 

A intenção de chamar a atenção de todos: poder público, sociedade civil e iniciativa privada sobre o caos das ruas e rodovias foi amplamente alcançado. A proposta do Movimento foi entendida e abraçada por crianças, jovens, adultos e idosos. Por empresas, entidades, governos e muitas pessoas que, simplesmente, entenderam que a responsabilidade por um trânsito mais seguro depende de todos.

 

O Movimento

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio, no mundo todo.

 

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

 

O laço, símbolo do Movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que os diferencia, mas sempre serve de alerta a sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

 

Portanto, o Movimento MAIO AMARELO é uma ação, não uma campanha ou um programa. Cada entidade, empresa ou cidadão comum pode e deve utilizar o laço amarelo para demonstrar que adota posturas de responsabilidades no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo específico. E esse alerta vale para o ano todo. Use o amarelo. Use o laço e faça do trânsito um lugar de mais respeito, segurança e gentileza.

 

No nosso relatório, o leitor verá como a sociedade brasileira e de outros países adotou o Movimento, entendeu sua participação e abraçou a causa. Nós, da organização, agradecemos a todos pelo esforço e dedicação ao Movimento, que foi alimentado pela grande diversidade de atitudes, desde a professora lá do interior do país que levou a discussão para dentro da sala de aula do Ensino Fundamental I, até as grandes empresas que mobilizaram seus departamentos de Marketing para criar peças publicitárias com o enfoque do Movimento.

 

A cada foto enviada, a cada apoio confirmado, a cada laço amarelo confeccionado nos enchia de orgulho e aumentava ainda mais a disposição de divulgar, angariar parceiros e ampliar as ações. Foi extremamente gratificante nosso mês de maio.

VÍDEO DE REPERCUSSÃO

RELATÓRIO DE AÇÕES